Home / Notícias em Destaque / O que significa o lema e o brasão episcopal?

O que significa o lema e o brasão episcopal?

Lema episcopal

O lema escolhido por Dom Jailton para o seu episcopado foi a passagem de Mateus 6,25:

“Não vos angustieis!”

Para o Mons. Jailton o referido trecho bíblico sempre marcou muito a sua vida. “Eu aprendi desde os primeiros tempos a não me preocupar, a não me angustiar porque é Deus quem faz e ele sabe das nossas necessidades”, afirma.

Brasão Episcopal

O escudo é inspirado no lema episcopal, extraído do texto de Mateus 6,23-33:

“Olhai os lírios do campo e as aves do céu…”

Que também faz parte do carisma da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, da qual Dom Jailton é membro. O azul representa, entre outros significados, a fortaleza, glória e vitória. A âncora é o símbolo da esperança, segurança, firmeza e também da vitória. O verde, esperança e fé. Todos estes significados, unidos à cruz de Cristo, representam o conteúdo da mensagem que Jesus nos deixou quando nos diz: “não vos angustieis”, lema do episcopado de Dom Jailton.