Seminaristas da Diocese se Reúnem com Dom Jailton

Durante esta segunda-feira, 05 de fevereiro, o bispo Dom Jailton de Oliveira Lino, se reuniu com jovens seminaristas para tratarem da nova Casa de Formação da Diocese, que está localizada em Salvador (BA). Dom Jailton chegou a Teixeira no dia 01 de fevereiro, e sua posse está marcada para o dia 09 deste mês (sexta-feira), na Catedral São Pedro, às 19 horas.

Esta semana, o bispo está conhecendo a cidade e se reunindo com a igreja, mas, já pode declarar que, uma de suas prioridades é a formação dos seminaristas. Aos sacerdotes e aos leigos, também haverá incentivo em outras formações. “Estamos dialogando com um mundo plural, que vai além da Filosofia e Teologia, então nós precisamos estar atentos a outras informações e ciências”, disse o bispo, que também se preocupa com a formação contínua dos padres.

O seminário de Ilhéus (BA), que estava fechado há treze anos, foi reaberto. Um grupo de seminaristas foi para São Paulo e outro para o Rio de Janeiro, porém, para melhor unidade da igreja, foi decidido que eles iriam estudar em um mesmo local, e teriam um padre da Diocese junto com eles. Por esse motivo, foi aberta uma Casa de Formação para a Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas em Salvador, cidade onde fica a sede da província eclesiástica da qual pertencemos.

Na próxima semana, o padre Isael, que foi escolhido para ser o reitor da Casa, viajará para Salvador aguardar a chegada dos seminaristas para o início das aulas, no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador.

Dom Jailton disse que almeja duplicar o número de padres na Diocese, pois a igreja cresceu e também cresceu a necessidade de ter mais padres. Para isso, será necessário aumentar o número de vocacionados, e, pensando nisso, ele, junto com o clero, decidiram designar um padre para fazer um serviço de animação vocacional. Esse padre irá morar com os seminaristas do propedêutico e poderá passar em todas as paróquias, tendo um contato mais direto com os rapazes para falar sobre a vocação sacerdotal.

O seminarista Gabriel Gomes Dias disse que são grandes as expectativas com a viagem a Salvador e consequente união entre os seminaristas da região na nova Casa. Ele ainda se diz animado com o curso, pois as referências a respeito da Universidade são as melhores, além de ser reconhecida pela igreja. Gabriel está terminando o propedêutico e irá para o primeiro ano de Filosofia.

Gabriel disse que recebeu com muita felicidade a chegada do bispo. “No primeiro momento, pode passar um pouco de estranheza ou medo, logo que passa esse primeiro contato, resta só felicidade”, disse Gabriel. “Como diz o próprio lema do brasão dele, ‘não vos angustieis’, acredito que, como pastor da Diocese, como pai, ele irá trazer esse sentimento para nós seminaristas, entre os padres da Diocese, entre os fieis”, ressaltou o seminarista, sobre a mensagem de paz e tranquilidade que o bispo transmite e seu trabalho junto àqueles que mais precisam de amor e cuidado.

Douglas Antunes Lisboa, também seminarista de Teixeira, voltou de São Paulo para ir terminar os estudos em Salvador. Douglas passou pelo propedêutico há cinco anos e foi cursar Filosofia em São Paulo. Iniciou o curso de Teologia, mas, a convite do bispo, vai mudar para Salvador e terminar os estudos lá. Apesar da pouca idade, Douglas disse que descobriu a vocação ainda criança, segundo ele, com quatro anos já brincava de ser padre, foi amadurecendo esse amor pela vocação e, com 18 anos, entrou para o propedêutico.

“Um ponto positivo da igreja foi nos apresentar essa proposta favorável a nossa formação, ao nosso conhecimento, que proporciona proximidade com a nossa Diocese, com o clero e com o bispo, e, em poder conhecer um pouco mais da história de nosso Estado”, disse Douglas a respeito dessa oportunidade.

Sobre a prioridade que o bispo tem dado as formações, Douglas disse: “creio que o foco de um bispo deve ser sempre formar a sua igreja, a sua igreja particular, a Diocese. Ele, como um homem experiente na etapa de formação, com certeza, o foco dele será a formação. Como ele já frisou em suas falas, ele dará muita atenção aos seminaristas e aos jovens que estão ingressando no seminário, pois o futuro da igreja é o sacerdócio”.

“Os jovens que estão hoje servindo a nossa igreja procuram, cada vez mais, motivos para poderem se entregar e se doar a igreja e a Jesus”, disse Douglas que relatou perceber essa entrega entre os jovens de Teixeira. “Com a graça de Deus esperamos, junto com o bispo, crescermos em sabedoria, em graça, com a unção do Espírito Santo, com o auxílio da Virgem Maria, e os pés firmados na rocha que é Jesus Cristo, sobre o apóstolo São Pedro”, finalizou o seminarista.

Por PASCOM Diocesana