segunda-feira , 23 Abril 2018
Home / Notícias em Destaque / Rebanhão de Carnaval atrai milhares fiéis

Rebanhão de Carnaval atrai milhares fiéis

 

Está acontecendo entre os dias 10 à 13 de fevereiro a 26ª edição do Rebanhão da Renovação Carismática da Igreja Católica na Diocese Teixeira de Freitas Caravelas. O evento ocorre em sete cidades ao mesmo tempo: Teixeira, Medeiros Neto, Posto da Mata, Itupeva, Itamaraju, Itabatã e Ibirapuã.

Em Teixeira de Freitas, o evento está acontecendo na Igreja São Francisco de Assis e iniciou no sábado, às 16 horas com a acolhida. Às 17 horas houve a celebração da Santa Missa, com o Padre Paulo César da Paróquia Santa Rita. À noite, a partir das 20 horas, houve show da banda Santíssima Trindade, que veio de Eunápolis, e o ministério de música Raio de Luz.

Neste domingo, 11 de fevereiro, houve a Santa Missa celebrada pelo padre Júnior de Jesus e, logo após, iniciou a pregação de Frederico Mastroangelo, presidente do conselho estadual da RCC – BA. À noite, o show é por conta da Banda Renovação, a partir das 20 horas, e o passaporte de entrada no show custa apenas oito reais.

Claudio Afonson Tota, coordenador de setor da RCC Teixeira de Freitas, lembrou que desde 1993 a Igreja realiza o Rebanhão. Inicialmente, o evento ocorria em sítios, mas depois veio para dentro da Igreja São Francisco. Ele ainda destacou que não é apenas um evento da RCC, pois precisa da participação de toda a Igreja para a realização desse retiro espiritual de Carnaval. Todos os grupos da igreja se envolveram nesse evento, esse ano, teve a participação do Terço dos Homens, Legião de Maria, Ministros da Eucaristia, Liturgia Proclamada, sacerdotes, Pascom e outras pastorais, além dos grupos pertencentes a RCC.

Claudio ainda disse que é possível, a todos que escolhem participar do Rebanhão, viver uma experiência sobrenatural com Deus, inclusive, o próprio testemunho dele passa por um retiro de Carnaval: “Eu troquei o Carnaval pela alegria de Deus, Carnaval para mim se tornou um tempo de buscar a Deus”, falou. “Aprendi em um retiro de Carnaval a buscar a Deus, a ser Católico e a aprender a Palavra”, finalizou.
As noites jovens estão sob responsabilidade do Ministério Jovem.

Claudemir dos Anjos Santos, representante do MJ do Setor 1, destacou que o ministério ainda contribui no ofertório, limpeza e outros serviços dentro do encontro. A última noite jovem será na segunda-feira, com a Fraternidade o Caminho. “Conseguimos articular melhor a juventude, e não vem apenas a juventude da igreja, mas aquelas que querem conhecer, interagir conosco, sabendo que aqui estão pessoas que buscam a santidade e a Palavra”, disse.

Helber Clayton, presidente diocesano da RCC, destacou que o Rebanhão faz parte da cultura de nossa região, sendo que, essa tradição, em Itupeva, por exemplo, está em sua 31ª edição e tem mudado a vida de milhares de pessoas que conseguiram se encontrar com Jesus a partir de um Retiro de Carnaval.

Frederico Mastroangelo ficou durante a manhã de domingo pregando para os participantes do Rebanhão. Ele destacou que há o Rebanhão nas 23 Dioceses existentes na Bahia e reforçou o convite para que aqueles que ainda não vieram, venham fazer essa experiência com Deus. “Desejo a todos que fazem parte dessa Diocese que continuem experimentando do amor de Deus e propagando a graça do batismo do Espírito Santo e, assim, proclamando o Senhor Jesus”, finalizou. Helber e Frederico ainda viajarão para outros Rebanhões da Diocese.