Home / Notas Oficiais / Entenda as Mudanças nos Seminários da Diocese

Entenda as Mudanças nos Seminários da Diocese

Foram anunciadas nos últimos dias algumas mudanças relacionadas aos seminários nos quais estudam os futuros sacerdotes da nossa Diocese. Atualmente a Diocese mantém 31 seminaristas distribuídos em Teixeira de Freitas, São Paulo e Rio de Janeiro, onde estudam filosofia e teologia.

A primeira mudança anunciada foi a abertura de um novo seminário em Salvador (BA) e a transferência de parte dos seminaristas que cursavam filosofia e teologia nos seminários em São Paulo e Rio de Janeiro para Salvador.

O centro de formação de Salvador se chama Seminário Maior São João Paulo II da Diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas, e terá como reitor o Pe. Isael da Silva, que já atuava como reitor do Seminário Menor Bom Pastor em Teixeira de Freitas.

Segundo o Pe. Isael, 14 seminaristas passam a morar em Salvador desempenhando suas atividades acadêmicas no período matutino, na Universidade Católica de Salvador e, nos finais de semana, realizarão atividades pastorais. 08 seminaristas ainda continuam no Rio de Janeiro e 02 em São Paulo, estes não se transferiram imediatamente para Salvador pois já estão em fases avançadas dos seus cursos, de forma que serão transferidos gradativamente.

O Pe. Isael muda-se para Salvador no próximo dia 14 (quarta-feira de cinzas) para dar início às atividades no novo seminário.

A segunda mudança proposta foi a transferência do Seminário Propedêutico Bom Pastor, que funcionava na Paróquia São José Operário em Teixeira de Freitas, para o Centro Diocesano. Neste seminário estão atualmente sete jovens propedeutas preparando-se para o ingresso no seminário maior.

Com esta mudança o bispo Dom Jailton de Oliveira Lino atribuiu ao Pe. Roberto Pereira da Silva a função de reitor do Seminário Menor Bom Pastor. O Pe. Roberto foi ainda nomeado como animador vocacional, ele tem a missão de incentivar e acompanhar os jovens no discernimento de suas vocações.

Por PASCOM Diocesana.