Notícias da CNBB

Em carta à sociedade, dom Enemésio pede ajuda para imigrantes

A Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano, que tem como presidente o bispo de Balsas, dom Enemésio Lazzaris realizou recentemente nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, no Estado de Roraima a missão “Fronteiras Brasil/Venezuela”. Um dos objetivos era conhecer in loco a situação que envolve a imigração atual na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, em especial para verificar a ocorrência do tráfico humano.

Na ocasião além de visitas aos abrigos dos indígenas em Pacaraima e em Boa Vista, o grupo realizou audiências com a Polícia Federal, com a governadora do Estado e com organizações da Sociedade Civil. Outra ação desenvolvida foi a ida ao espaço onde é servido diariamente o café da manhã, conhecido como “café fraterno” com 900 refeições, oferecida pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, uma iniciativa coordenada pelo padre Jesus Lopes Fernandez de Bobadilla.

Atenta à realidade, a Comissão constatou situações graves de violação de direitos humanos e falta de políticas públicas elementares como alimentação, saúde, higiene, segurança, educação. “Esse cenário tão desolador nos interpela para ações e posicionamentos pessoais e coletivos de acolhida, solidariedade e incidência política de forma articulada em âmbito local, estadual e nacional”, afirma dom Enemésio.

Como forma de apelo, após a missão, o bispo escreveu uma carta à sociedade brasileira na qual pede às igrejas e à sociedade uma maior solicitude para com os irmãos e irmãs imigrantes e refugiados, conclamando a todos para uma maior sensibilização e envolvimento através de serviços voluntários e mobilização e incidência junto aos órgãos públicos nacionais, estaduais e municipais.

“A Palavra de Deus, ao afirmar que ‘somos todos irmãos e irmãs’ nos impele a vivermos a fraternidade como caminho de superação de todas as violências e desigualdades. Reconhecemos e agradecemos a grandeza de espírito das muitas pessoas que, sensíveis às dores desses nossos irmãos e irmãs imigrantes e refugiados, já estão dando sua contribuição”, diz o bispo.

Que Nossa Senhora Aparecida interceda junto a Deus por todos/as a fim de que nos empenhemos firmemente nessa missão de acolher, proteger, promover e integrar nossos irmãos e irmãs imigrantes e refugiados em nossa pátria”, diz dom Enemésio no trecho final da carta.

por CNBB.net