Diocese Celebra Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos é o fim da quaresma e início da semana santa, neste dia relembramos o momento em que Cristo entra triunfante em Jerusalém sendo aclamado pelo povo.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que:

Embora tenha sempre evitado as tentativas populares de O fazerem rei, Jesus escolheu o momento e preparou os pormenores da sua entrada messiânica na cidade de “David, seu pai” (Lc 1, 32). E é aclamado como filho de David e como aquele que traz a salvação (“Hosanna” quer dizer “então salva!”, “dá a salvação”).

Ora, o “rei da glória” (Sl 24, 7-10) entra na “sua cidade”, “montado num jumento” (Zc 9, 9). Não conquista a filha de Sião, figura da sua Igreja, nem pela astúcia nem pela violência, mas pela humildade que dá testemunho da verdade.

Por isso é que, naquele dia, os súditos do seu Reino, são as crianças e os “pobres de Deus”, que O aclamam, tal como os anjos O tinham anunciado aos pastores. A aclamação deles: “Bendito o que vem em nome do Senhor” (Sl 118, 26) é retomada pela Igreja no “Sanctus” da Liturgia Eucarística, a abrir o memorial da Páscoa do Senhor.

A entrada de Jesus em Jerusalém manifesta a vinda do Reino que o Rei-Messias vai realizar pela Páscoa da sua morte e da sua ressurreição. É com a sua celebração, no Domingo de Ramos, que a Liturgia da Igreja começa a Semana Santa.

Veja como foram as celebrações em algumas paróquias da nossa diocese: