Home / Notícias em Destaque / Igreja se Reúne Para a Celebração da Unidade

Igreja se Reúne Para a Celebração da Unidade

Como de costume, todos os anos na Segunda-feira Santa, os sacerdotes de nossa diocese se reúnem no presbitério junto ao Bispo Diocesano para renovarem suas promessas sacerdotais feitas no dia de sua ordenação ao bispo ordenante e aos seus sucessores. Nesta celebração o Bispo também abençoa o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e consagra o óleo do Crisma.

Óleo dos Catecúmenos – Concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.

Óleo dos Enfermos – É um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

Santo Crisma – É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do neo-sacerdote.

A Catedral São Pedro recebeu milhares de fiéis vindos de vários cantos de nossa diocese, que celebraram e rezaram em especial pelos sacerdotes que dedicam suas vidas a Igreja.

Dom Jailton em sua homilia destacou a importância que o sacerdote tem a comunidade, lembrando a todos do presbitério de que foram chamados, ungidos e enviados para levarem a boa nova aos pobres e humildes.

“Eu estou convencido de que: Deus não escolhe os capacitados, mas ele capacita paulatinamente aqueles que Ele escolhe. Escolheu-nos apesar de nos conhecer, apesar de nossas fragilidades, de nossos pecados, escolheu-nos porque confia, confia profundamente em nós e não olha tanto para nossos pecados, mas olha o nosso desejo de segui-lo, de servi-lo, ele nos ama apesar de nossas fragilidades, ele bem sabe quando nós necessitamos dele.”

Dom Jailton ainda demostrou sua felicidade em estar celebrando pela primeira vez a Missa do Crisma.

“Nesta noite nós estamos reunidos no altar do Senhor para celebrar a Missa do Crisma ou Missa da Unidade como aqui se chama, essa é a minha primeira Missa do Crisma como bispo, vocês não podem imaginar a minha alegria de estar junto com vocês meus amados irmãos que Deus me presenteou no final do ano passado.”

Por fim agradeceu a cada um que se dedica a continuar a missão de Jesus na vida da Igreja e pediu para que rezem pelas vocações, pela formação dos que estão nos seminários e pelos que Deus está preparando.

Por PASCOM Diocesana