Diocese Celebra Sexta-feira Santa

Neste dia, Sexta-feira Santa, que os antigos chamavam de “Sexta-feira Maior”, quando celebramos a Paixão e Morte de Jesus, o silêncio, o jejum e a oração devem marcar este momento. Ao contrário do que muitos pensam, a Paixão não deve ser vivida em clima de luto, mas de profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.

É preciso manter um “silêncio interior” aliado ao jejum e à abstinência de carne. Deve ser um dia de meditação, de contemplação do amor de Deus que nos “deu o Seu Filho único para que quem n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). É um dia em que as diversões devem ser suspensas, os prazeres, mesmo que legítimos, devem ser evitados.

Ocorrem três momentos principais neste dia:

1 – Via Sacra: também chamada Via Crucis, é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via-Sacra consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo.

2 – Celebração da Paixão do Senhor: ponto alto do dia, é celebrada às 15h, hora da morte de Jesus. Nas leituras, meditamos a Paixão do Senhor, narrada pelo evangelista São João (cap. 18), mas também prevista pelos profetas que anunciaram os sofrimentos do Servo de Javé. Isaías (52,13-53) coloca, diante de nossos olhos, “o Homem das dores”, “desprezado como o último dos mortais”, “ferido por causa dos nossos pecados, esmagado por causa de nossos crimes”. Deus morreu por nós em forma humana.

3 – Procissão do Senhor Morto: No sábado a noite é realizada a Procissão do Senhor Morto, nela os fiéis continuam a meditação sobre a paixão de Cristo, em especial, o sepultamento. Conforme narra o evangelho, após a morte de Jesus, José de Arimateia providencia seu sepultamento em um túmulo novo e sela a entrada com uma pedra. Um grande silêncio reina hoje na terra, um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio porque o Rei dorme. A terra tremeu e acalmou-se porque Deus adormeceu na carne e foi acordar desde séculos… Ele vai procurar Adão, nosso primeiro Pai, a ovelha perdida. Quer ir visitar todos os que se assentaram nas  trevas e à sombra da morte. Vai libertar de suas dores aqueles dos quais é filho. (Liturgia das horas, Sábado Santo).

Desta forma encerra-se a Sexta-feira Santa, os cristãos esperam a ressurreição do Senhor, meditando os mistérios da sua paixão na cruz.

Por PASCOM Diocesana (Imagens das PASCOMs Paroquiais)

Fontes do texto: