Home / Notícias em Destaque / Juventude se Reúne na Formação Diocesana

Juventude se Reúne na Formação Diocesana

Neste quarto domingo da Páscoa (22/04), “Domingo do Bom Pastor”, os seguimentos juvenis da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas se reuniram no Instituto Francisco de Assis – IFA, para uma formação, que acontece anualmente.

“Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus”.

A coordenadora diocesana do setor juventude, Elisângela, deu as boas-vindas à toda juventude, e em seguida foi passada a palavra para o Pe. Roberto, chanceler da cúria, e também animador vocacional da diocese, que falou sobre o tema que lhe foi proposto: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional.”

Precisamos de santos, jovens santos, que evangelizam e louvam a Deus que é amor.

Chamando atenção para a importância de buscarmos a nossa vocação, para o que viemos e que fomos chamados a este mundo. Ao final da palestra, deixou um tempo para que os jovens fizessem perguntas.

Deus nos fala na simplicidade. Todos nós somos chamados à alegria. É preciso escutar o jovem. Podemos escutar a voz de Deus através do jovem. (Pe. Roberto)

Irmã Fabiane falou sobre os “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”.  Citando alguns documentos da CNBB, e ainda sobre a Exortação Apostólica do Santo Padre Papa Francisco, “Gaudete Et Exsultate”.

Ocorreu um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, e logo após, a Santa Missa, presidida pelo Padre Edivaldo Santana, pároco da Catedral São Pedro.

Finalizando as palestras, após o intervalo, a Irmã Teresinha falou do tema “Não tenhas medo Maria! Encontraste graça junto a Deus”.

Maria é a primeira profeta do novo testamento. Não queremos que Maria tome o lugar de Jesus. Contudo, vamos ao encontro Dele através de Nossa Senhora. (Irmã Teresinha)

Por fim, os jovens se dividiram em grupos, de acordo com cada seguimento juvenil. Cada seguimento trouxe um assunto pertinente a sua realidade sem perder de vista a proposta geral do encontro. Tais como: Juventude Franciscana, Pastoral da Juventude – PJ, Ministério Jovem, Círculo Bíblico Jovem e Grupos Paroquiais.

Por PASCOM Prado.