Home / Notícias em Destaque / Diácono José Ricardo Será Ordenado Sacerdote no Próximo Dia 29

Diácono José Ricardo Será Ordenado Sacerdote no Próximo Dia 29

No dia 29 de abril de 2018 a comunidade Católica de Teixeira de Freitas e região se reunirá na Catedral São Pedro para celebrar a ordenação presbiteral do diácono José Ricardo de Almeida.

A cerimônia se iniciará às 10h da manhã e terá como presidente o bispo diocesano, Dom Jailton de Oliveira Lino. Todo o clero da diocese estará presente para acolher o novo padre.

“É necessário que o Senhor cresça e eu diminua.” João 3, 30

O sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação. Neste caso, o diácono José Ricardo está ocupando o grau do diaconato transitório, aquele que antecede o presbiterado.

O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

Terminada a Prece de Ordenação, o eleito, com o auxílio de um ou dois presbíteros, é revestido com a estola sacerdotal e a casula. Em seguida, de joelhos, a palma das mãos do ordenado é ungida pelo bispo com o óleo do santo Crisma. Segue-se a seguinte oração:

“Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem o Pai ungiu com o Espírito Santo, e revestiu de poder, te guarde para a santificação do povo fiel e para oferecer a Deus o santo Sacrifício”.

Logo após, o bispo amarra as mãos do ordenado, e, onde for costume, é desamarrada por quem receberá a primeira bênção sacerdotal.

Em seguida, os fiéis trazem o pão na patena, e o vinho e a água no cálice, para a celebração da Missa. O diácono os recebe e entrega ao bispo, que os entrega ao Ordenado, ajoelhado diante de si, dizendo:

“Recebe a oferenda do povo para apresentá-la a Deus. Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar, conformando tua vida ao mistério da cruz do Senhor”.

Por fim, como sinal alegre de acolhimento ao neo-sacerdote, o bispo e o colégio dos presbíteros presentes o abraçam. Segue, então, a liturgia eucarística, onde o ordenado exerce, pela primeira vez, o seu ministério, concelebrando-a com o bispo e os outros membros do presbitério.

A celebração será transmitida ao vivo pela página da Diocese no Facebook.

Por PASCOM Diocesana
Com informações de O Rito de Ordenação Presbiteral (http://franciscanos.org.br/?p=18368)