Home /
Notice: Undefined offset: 0 in /home/dioceseteixeiradefreitas/www/wp-content/themes/sahifa v5.6.5/framework/functions/breadcrumbs.php on line 61
Simpósio de Igrejas Cristãs Acontece em Teixeira de Freitas

Simpósio de Igrejas Cristãs Acontece em Teixeira de Freitas

No próximo domingo, dia 06 de maio, acontecerá, em Teixeira de Freitas, o I Simpósio de Igrejas Cristãs Tradicionais – SICTRA, com a temática “Em busca da Unidade Cristã”. O evento é organizado por religiosos da Igreja Católica, Igreja Siríaca Ortodoxa, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas (PIBATEF). Será realizado no auditório da FASB/IFA, que fica localizado a Rua Sagrada Família, 120, bairro Bela Vista.

A programação inicia às oito horas, com louvor e as orações iniciais. A primeira palestra será do Padre Fabiano Costa, pároco da Nossa Senhora das Graças, Igreja Católica Apostólica Romana da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas, cuja temática versará sobre “Princípios e frutos da unidade cristã: uma abordagem a partir do decreto Unitatis Redintegratio”. O padre disse que sua abordagem será de acordo com o olhar da Igreja Católica sobre sua recomendação a respeito do ecumenismo. Ele enfatiza que para os católicos, “se trata de uma mesma religião, o cristianismo, as igrejas que são diferentes”. Ele ainda disse que os fiéis da Igreja Católica têm sido receptivos com a ideia e com a abertura de diálogo com as outras igrejas cristãs, enfatizando a importância da fraternidade e do respeito mútuo.

No segundo momento, ainda pela manhã, o Padre Celso Kallarrari, da Igreja Siríaca Ortodoxa, abordará, em sua palestra “O caminho ecumênico entre a Igreja Ortodoxa Siríaca e a Igreja Católica Romana: avanços e perspectivas”. A iniciativa de formar o grupo ecumênico foi do Padre Celso. O grupo é formado por religiosos de diferentes religiões cristãs que buscam fazer a experiência de vida na oração, leitura bíblica e experiências pessoais. Os religiosos se reúnem uma vez por mês para orarem pela unidade cristã, trocarem experiências e compartilharem ensinamentos teológicos. Apesar disso, ele diz que muitas pessoas são resistentes a essa ideia de união. “A partir do momento em que vencermos as barreiras doutrinais, teológicas e, principalmente, do fundamentalismo que é muito comum entre nós, avançaremos para o propósito de Cristo que, antes de partir ao Pai, rezou pela unidade da sua Igreja. A unidade, portanto, não é um desejo humano, antes é um desejo de Cristo”, concluiu o padre.

Após o intervalo para almoço, o evento reinicia-se com a palestra do Pastor Davi Haese, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, com o tema “Luteranos e Católicos: alegrias com o crescimento da compreensão, da cooperação e do respeito mútuo”. Com essa temática, o pastor tem por “objetivo tratar das contribuições através de discursões ecumênicas luterano – católico – romanas para a busca da unidade visível do Corpo de Cristo, o respeito mútuo e a vivência fraterna entre os/as irmãos/as”. Ainda segundo o pastor, ele falará sobre os 500 anos da Reforma, comemorado em 2017, e, além de traçar os desenvolvimentos ecumênicos entre nossas comunhões, buscará identificar a convergência alcançada e algumas diferenças ainda persistentes. “Acredito no caminho ecumênico como proposta de construção de cultura de paz e que deve continuar, não apenas em momentos e eventos oficiais entre as Igrejas, mas como proposta de concretizar o caminho da unidade no dia a dia”, disse o pastor.

O Pastor Juan Servin, da Primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas (PIBATEF) falará sobre “A Unidade e seu processo histórico: perspectivas e desafios”. Ele destaca a importância do Simpósio para a o amadurecimento do cristão. “Acho que a unidade é entendida a partir da leitura da oração do nosso Senhor Jesus Cristo, que está em João 17, que traz um projeto de paz, diálogo e respeito que é a manifestação da Santidade de Deus”, falou. Ele ainda disse que é um desafio aos fiéis da Batista se encaixarem nesse diálogo, mas estão caminhando para isso e receberam a proposta como uma forma de fortalecer o desejo de unidade.

Na programação da tarde, ainda haverá um encerramento com um culto ecumênico com as Igrejas Cristãs Tradicionais e com a presença de Dom Jailton Lino, Bispo da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas.

Não é necessário fazer inscrição. O evento é aberto ao público. Àqueles que desejarem certificado de participação, com carga horária de oito horas, deverão deixar seu nome e contatos de e-mails para encaminhamento.

Veja Programação:

8h00 – ABERTURA
9h00 – MESA REDONDA
Com representantes das Igrejas Cristãs Tradicionais
9h30min – PALESTRA
“Princípios e frutos da unidade cristã: uma abordagem a partir do decreto Unitatis Redintegratio”
(Pe. Fabiano dos Santos Costa – Igreja Católica)
10h30min – INTERVALO
10h50min – PALESTRA
“O caminho ecumênico entre a Igreja Ortodoxa Siríaca e a Igreja Católica Romana: avanços e perspectivas”
(Pe. Celso Kallarrari de Souza Silva – Igreja Siríaca Ortodoxa)
11h50min – RECESSO
13h30min – ABERTURA
14h00 – PALESTRA
“Luteranos e Católicos: alegrias com o crescimento da compreensão, da cooperação e do respeito mútuo”
(Pastor Davi Haese – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil)
15h00 – INTERVALO
15h20min – PALESTRA
“A Unidade e seu processo histórico: perspectivas e desafios” (Pastor Juan Servin – Primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas)
16h20min – CÂNTICOS
17h00min CELEBRAÇÃO: CULTO ECUMÊNICO
(Com representantes das Igrejas Cristãs Tradicionais e com Dom Jailton Lino, Bispo da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas)


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/dioceseteixeiradefreitas/www/wp-includes/functions.php on line 3743

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/dioceseteixeiradefreitas/www/wp-includes/functions.php on line 3743