Home / Simpósio de Igrejas Cristãs Acontece em Teixeira de Freitas

Simpósio de Igrejas Cristãs Acontece em Teixeira de Freitas

No próximo domingo, dia 06 de maio, acontecerá, em Teixeira de Freitas, o I Simpósio de Igrejas Cristãs Tradicionais – SICTRA, com a temática “Em busca da Unidade Cristã”. O evento é organizado por religiosos da Igreja Católica, Igreja Siríaca Ortodoxa, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas (PIBATEF). Será realizado no auditório da FASB/IFA, que fica localizado a Rua Sagrada Família, 120, bairro Bela Vista.

A programação inicia às oito horas, com louvor e as orações iniciais. A primeira palestra será do Padre Fabiano Costa, pároco da Nossa Senhora das Graças, Igreja Católica Apostólica Romana da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas, cuja temática versará sobre “Princípios e frutos da unidade cristã: uma abordagem a partir do decreto Unitatis Redintegratio”. O padre disse que sua abordagem será de acordo com o olhar da Igreja Católica sobre sua recomendação a respeito do ecumenismo. Ele enfatiza que para os católicos, “se trata de uma mesma religião, o cristianismo, as igrejas que são diferentes”. Ele ainda disse que os fiéis da Igreja Católica têm sido receptivos com a ideia e com a abertura de diálogo com as outras igrejas cristãs, enfatizando a importância da fraternidade e do respeito mútuo.

No segundo momento, ainda pela manhã, o Padre Celso Kallarrari, da Igreja Siríaca Ortodoxa, abordará, em sua palestra “O caminho ecumênico entre a Igreja Ortodoxa Siríaca e a Igreja Católica Romana: avanços e perspectivas”. A iniciativa de formar o grupo ecumênico foi do Padre Celso. O grupo é formado por religiosos de diferentes religiões cristãs que buscam fazer a experiência de vida na oração, leitura bíblica e experiências pessoais. Os religiosos se reúnem uma vez por mês para orarem pela unidade cristã, trocarem experiências e compartilharem ensinamentos teológicos. Apesar disso, ele diz que muitas pessoas são resistentes a essa ideia de união. “A partir do momento em que vencermos as barreiras doutrinais, teológicas e, principalmente, do fundamentalismo que é muito comum entre nós, avançaremos para o propósito de Cristo que, antes de partir ao Pai, rezou pela unidade da sua Igreja. A unidade, portanto, não é um desejo humano, antes é um desejo de Cristo”, concluiu o padre.

Após o intervalo para almoço, o evento reinicia-se com a palestra do Pastor Davi Haese, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, com o tema “Luteranos e Católicos: alegrias com o crescimento da compreensão, da cooperação e do respeito mútuo”. Com essa temática, o pastor tem por “objetivo tratar das contribuições através de discursões ecumênicas luterano – católico – romanas para a busca da unidade visível do Corpo de Cristo, o respeito mútuo e a vivência fraterna entre os/as irmãos/as”. Ainda segundo o pastor, ele falará sobre os 500 anos da Reforma, comemorado em 2017, e, além de traçar os desenvolvimentos ecumênicos entre nossas comunhões, buscará identificar a convergência alcançada e algumas diferenças ainda persistentes. “Acredito no caminho ecumênico como proposta de construção de cultura de paz e que deve continuar, não apenas em momentos e eventos oficiais entre as Igrejas, mas como proposta de concretizar o caminho da unidade no dia a dia”, disse o pastor.

O Pastor Juan Servin, da Primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas (PIBATEF) falará sobre “A Unidade e seu processo histórico: perspectivas e desafios”. Ele destaca a importância do Simpósio para a o amadurecimento do cristão. “Acho que a unidade é entendida a partir da leitura da oração do nosso Senhor Jesus Cristo, que está em João 17, que traz um projeto de paz, diálogo e respeito que é a manifestação da Santidade de Deus”, falou. Ele ainda disse que é um desafio aos fiéis da Batista se encaixarem nesse diálogo, mas estão caminhando para isso e receberam a proposta como uma forma de fortalecer o desejo de unidade.

Na programação da tarde, ainda haverá um encerramento com um culto ecumênico com as Igrejas Cristãs Tradicionais e com a presença de Dom Jailton Lino, Bispo da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas.

Não é necessário fazer inscrição. O evento é aberto ao público. Àqueles que desejarem certificado de participação, com carga horária de oito horas, deverão deixar seu nome e contatos de e-mails para encaminhamento.

Veja Programação:

8h00 – ABERTURA
9h00 – MESA REDONDA
Com representantes das Igrejas Cristãs Tradicionais
9h30min – PALESTRA
(Pe. Fabiano dos Santos Costa – Igreja Católica)
10h30min – INTERVALO
10h50min – PALESTRA
(Pe. Celso Kallarrari de Souza Silva – Igreja Siríaca Ortodoxa)
11h50min – RECESSO
13h30min – ABERTURA
14h00 – PALESTRA