Notícias do SeminárioNotícias em Destaque

Seminaristas Recebem Ministérios de Acolitado e Leitorado

A Santa Missa realizada no último domingo, 15 de Julho, na Catedral Diocesana de São Pedro marcou o recebimento dos ministérios de Acolitado e Leitorado ao Seminarista Elvis Eliziária e do Leitorado ao Seminarista Wallas de Oliveira.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Jailton e co-celebrada pelos Padres Edivaldo Oliveira e Ariston, também fizeram-se presentes os seminaristas diocesanos, familiares, amigos e toda comunidade.

Esta etapa acompanha o processo de formação dos seminaristas que estão próximos a concluírem seus estudos.

O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembleia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho. O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa. Pertence-lhe ainda, como ministro extraordinário, distribuir a Sagrada Comunhão. Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração pública dos fiéis, mas não de dar a bênção com o Santíssimo Sacramento”. (Cerimonial dos Bispos).

Esses ministérios são conferidos aos jovens por um certo período, para que em breve transcorram a mais um passo ao presbitério da Igreja, o Primeiro Grau do Sacramento da Ordem: o Diaconato, e em seguida o Presbiterado.

Rezemos pedindo a Cristo que confirme cada dia o sim desses jovens, sustentando-os na caminhada da fé e que a Virgem Santíssima rogue ao bom Deus para que continue enviando outros jovens para servirem na sua Messe.

Por PASCOM Catedral São Pedro / PASCOM Diocesana.