Home / Notícias em Destaque / Paróquia São José Operário Sediará Encontro Catequético Litúrgico

Paróquia São José Operário Sediará Encontro Catequético Litúrgico

O III Congresso Bíblico Catequético e I Congresso Bíblico Catequético Litúrgico, tendo como tema: Catequese e Liturgia: Caminho Iniciático à Luz do Rica, ocorrerá no dia 29 de julho de 2018 na igreja Matriz São José Operário, a partir das 7:00h em Teixeira de Freitas-BA. Contará com a presença do Padre Antônio Martins Sobrinho da Paróquia Santo Antônio da Diocese de Eunápolis – BA.

O Congresso tem como público alvo, as Pastorais da Catequese e da Liturgia, sendo essa uma iniciativa da Igreja, uma vez que a catequese no Brasil está passando por uma reestruturação. De acordo com Pe. Martins “… a catequese dentre todas as pastorais talvez seja aquela se deve olhar com mais atenção, mais cuidado, com mais zelo, porque dela deriva todo sentimento da vida cristã onde cada membro participa e esses mesmos membros estão inseridos em toda a sociedade, por isso é fundamental que haja uma catequese voltada para o encontro da pessoa de Jesus Cristo que transforma a vida e automaticamente, transforma também o forma de pensar, o jeito de ser e ao fazer isso, a realidade que está voltada para essa pessoa também é transformada”.

Ainda segundo Padre Martins “O Catecumenato não é nenhuma novidade, a Igreja no seu início, nos primeiros séculos já tinha um olhar de processo de introdução da pessoa à vida familiar, à vida cristã, a Igreja está retomando um modelo antigo para aplicar na catequese, hoje a iniciação à vida cristã não é somente para os sacramentos, mas é para a partir daí esta vida que também recebe os sacramentos possa ser testemunha de Jesus cristo e da igreja no mundo, nos lugares onde a pessoa vive“.

O rica tem um papel fundamental é um livro de liturgia, e nele se expressa todas as passagens e etapas deste processo do catecumenato e isso é fundamental para a igreja, teremos pessoas com mais convicção da sua fé a partir da experiência feita do encontro com Jesus cristo. O Pe. Martins ressalta também que “a parceria entre catequese e liturgia é fundamental, aquilo que aprendemos na catequese como conhecimento é vivido e experiênciado na liturgia celebrada, aquilo que nós rezamos, nós também professamos”.

Conclui que “… é muito importante esse trabalho em conjunto não só da catequese com a liturgia, mas também de todas as pastorais da comunidade de fé, todas as pastorais precisam está aberta e envolvidas nesse novo processo que a igreja está nos convidando a fazer com a catequese que é o catecumenato. Muito bonita essa ideia o que retoma a carta de Tiago quando diz: ‘O que nós vemos e ouvimos é aquilo que nós cremos.’ e aquilo que nos cremos expressa-se no nosso ato de rezar no nosso jeito de rezar.” Pe. Martins

Por PASCOM Diocesana