Aconteceu durante os dias 08 e 17 de julho, em Porto Alegre/RS, na Casa de retiro Vila Betânia, o retiro canônico do clero da Diocese de Teixeira de Freitas/ Caravelas, tendo como pregador convidado o bispo emérito da Diocese de Montenegro/RS, Dom Paulo Antônio de Conto.
Durante os dias de retiro, o pregador buscou lançar luzes sobre o ministério e vida sacerdotal nas suas diversas dimensões, sempre expondo casuísticas da vida pastoral. Dom Paulo deixou nítida sua preocupação no verdadeiro cultivo de uma “Pastoral Presbiteral” entre os clérigos, sendo esta a missão de todos os que compõem o presbitério, afinal, o sacerdote deve compreender-se “no presbitério” e “pelo presbitério”, tendo diante dos olhos e no coração que é chamado à comunhão.
O sacerdote também deve ser compreendido como aquele que está com o povo, mas adiante do povo. É o sacerdote o elo entre Deus e os demais fieis, sendo missão intrínseca ao seu ministério o cultivo de uma verdadeira e fecunda intimidade com o Autor do seu chamado, tornando-o sempre mais apto ao Seu anúncio. Ao final do retiro, Dom Jailton Lino agradeceu ao pregador, de modo que evidenciou seu bem querer por Dom Paulo, como um grande pai desde os tempos de seminarista. Além disso, Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi até a Casa de retiro reencontrar o amigo Dom Jailton e aproveitou para conhecer o clero presente, bem como, agradecer as doações enviadas em prol dos mais necessitados que ainda se recuperam das recentes calamidades naturais em todo o estado do Rio Grande do Sul.
No Sábado, dia 13, todo o clero celebrou a Eucaristia junto ao Bispo Diocesano em ação de graças pelos 11 anos de vida sacerdotal dos padres Aldomiro Aciole, Jan Gabriel e Raul Felipe nas alturas do Santuário Mãe de Deus, em Porto Alegre, sendo ele um importante marco da fé no Brasil contemporâneo que, apesar de recente, reflete a grande fé e devoção do povo gaúcho.
Após a Santa Missa, todos seguiram para a serra gaúcha, em peregrinação até o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela/RS.
Os últimos dias do itinerário foram de peregrinações aos principais marcos religiosos, monumentos históricos e culturais da região em dias de sadio convívio entre o clero, na qual todos puderam exercer a fraternidade sacerdotal, tão motivada nas falas do pregador, Dom Paulo de Conto.
Um dos episódios Marcantes foi a celebração do primeiro aniversário sacerdotal do padre Kayo Campeche, que aconteceu com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de São Pedro, em Gramado/RS.
Em Farroupilha/RS, Dom Jailton presidiu a Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, sendo concelebrada por todo o clero diocesano, tendo como principal intenção o bom êxito das iniciativas de nossa diocese, bem como as intenções particulares de cada fiel, de cada uma das comunidades que formam a Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas. Ocasião de grande alegria, pois foi nesse santuário onde o clero esteve presente seis anos atrás presenciando a sagração episcopal do seu Bispo Diocesano, Dom Jailton Lino, nosso pai e pastor. Após a celebração, todos foram acolhidos no Seminário Apostólico Nossa Senhora do Caravaggio dos Pobres Servos da Divina Providência, onde aconteceu a profissão de Fé e juramento de fidelidade por parte dos diáconos e do seminarista David, como passo importante que antecede a ordenação.
Louvamos a Deus por esse período de graças, pela vida e ministério de Dom Paulo de Conto que, bem como suplicamos todas as graças e bênção necessárias ao nosso clero da Diocese de Teixeira de Freitas/ Caravelas para que se aproximem constantemente da perfeição a que são chamados.