Notícias da CNBB

(Arce)Bispos do Regional Nordeste 3 manifestam solidariedade às famílias afetadas pelas chuvas

Regional Nordeste 3 da CNBB, emitem uma Nota de Solidariedade às famílias afetadas pelas chuvas – Imagem: CNBB/Reprodução

Os (Arce) Bispos do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se reuniram na tarde deste sábado (11), para avaliarem a situação diante dos estragos causados pelas fortes chuvas que atingem as regiões Sul e Extremo Sul do Estado da Bahia. Preocupados, os bispos manifestaram solidariedade às famílias diretamente atingidas pelas enchentes.

“Essa calamidade nos preocupa porque ainda estamos enfrentando à PANDEMIA DA COVID-19 que, embora tenha sido controlada com a vacinação, ainda não findou e deixou muitos rastros de empobrecimento e fome. Infelizmente, por falta de políticas públicas habitacionais adequadas e de saneamento básico, os pobres são os mais atingidos pelas enchentes, desmoronamentos de encostas e perda de seus lares e bens materiais. Muitas são as famílias desabrigadas que precisam do nosso apoio”, dizem na nota.

Eles ainda se dirigiram ao Povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade solicitando que ações emergenciais de solidariedade em favor das famílias desabrigadas sejam feitas, com o apoio da sociedade civil organizada. Pediram ainda às autoridades constituídas, celeridade no socorro às famílias atingidas.

Por fim, os prelados em parceria com a Cáritas Brasileira, no contexto da Campanha é Tempo de Cuidar, conclama as comunidades eclesiais, paróquias, pastorais e todas as forças vivas da Igreja a se unirem num mutirão de solidariedade
em favor das famílias desabrigadas pelas chuvas no Sul e Extremo Sul da Bahia. “Imediatamente, quem mora nos territórios das Dioceses de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Ilhéus e Itabuna poderá entregar suas doações em alimentos ou agasalhos nas igrejas paroquiais”. Os bispos afirmaram que a partir do dia 14/12/2021, será lançada uma campanha nacional de arrecadação financeira e disponibilizada uma conta corrente da CÁRITAS BRASILEIRAS para que as doações sejam realizadas.

Assinaram a nota, o Presidente do Regional NE3 – CNBB, Dom João Santos Cardoso, o Vice-Presidente, Dom Carlos Alberto Breis Pereira, ofm e o secretário, Dom Vítor Agnaldo de Menezes.

Confira na íntegra, a nota de solidariedade: AQUI