segunda-feira , 23 Abril 2018
Home / Bispo Diocesano

Bispo Diocesano

Dom Jailton de Oliveira Lino

Nascido em 28 de janeiro de 1965, Monsenhor Jailton de Oliveira Lino é natural de Feira de Santana, na Bahia (BA). É formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988, em Feira de Santana (BA). Faz parte da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, e entre suas atribuições como sacerdote exerceu os postos de vice-provincial e mestre dos noviços; delegado-provincial e ecônomo provincial, ambos em Porto Alegre (RS).

Dom Jailton foi ordenado bispo no dia 13 de janeiro de 2018 no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha – RS, e no dia 09 de fevereiro de 2018 foi empossado bispo da Diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas em cerimônia realizada na Catedral São Pedro.

 

Lema episcopal

O lema escolhido por Dom Jailton para o seu episcopado foi a passagem de Mateus 6,25:

“Não vos angustieis!”

Para o Mons. Jailton o referido trecho bíblico sempre marcou muito a sua vida. “Eu aprendi desde os primeiros tempos a não me preocupar, a não me angustiar porque é Deus quem faz e ele sabe das nossas necessidades”, afirma.

Brasão Episcopal

O escudo é inspirado no lema episcopal, extraído do texto de Mateus 6,23-33:

“Olhai os lírios do campo e as aves do céu…”

Que também faz parte do carisma da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, da qual Dom Jailton é membro. O azul representa, entre outros significados, a fortaleza, glória e vitória. A âncora é o símbolo da esperança, segurança, firmeza e também da vitória. O verde, esperança e fé. Todos estes significados, unidos à cruz de Cristo, representam o conteúdo da mensagem que Jesus nos deixou quando nos diz: “não vos angustieis”, lema do episcopado de Dom Jailton.