Bispo Diocesano
DOM JAILTON DE OLIVEIRA LINO
4º BISPO DIOCESANO
Lema: “Não vos Angustieis”
Nascido em Feira de Santana/BA: 28/01/1965
Ordenação Presbiteral: 17/12/1988
Nomeação Episcopal: 15/11/2017
Ordenação Episcopal: 13/01/2018
Posse: 09/02/2018
Biografia
Nascido em 28 de janeiro de 1965, Dom Jailton de Oliveira Lino é natural de Feira de Santana/BA, vindo de uma família com sete irmãos e com uma sólida formação religiosa. Os pais, Severina de Oliveira Lino e José Pereira Lino já são falecidos. É formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Também possui mestrado em Psicologia pela Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS), de Porto Alegre.
Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988, em Feira de Santana (BA). Faz parte da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, e entre suas atribuições como sacerdote exerceu os postos de vice-provincial e mestre dos noviços; delegado-provincial e ecônomo provincial, ambos em Porto Alegre (RS).
Dom Jailton foi ordenado bispo no dia 13 de janeiro de 2018 no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha/RS, e no dia 09 de fevereiro de 2018 foi empossado bispo da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas em cerimônia realizada na Catedral São Pedro.
Lema episcopal
O lema escolhido por Dom Jailton para o seu episcopado foi a passagem de Mateus 6,25:
“Não vos angustieis!”
Para o Dom Jailton o referido trecho bíblico sempre marcou muito a sua vida. “Eu aprendi desde os primeiros tempos a não me preocupar, a não me angustiar porque é Deus quem faz e ele sabe das nossas necessidades”, afirma.
Brasão Episcopal
O escudo é inspirado no lema episcopal, extraído do texto de Mateus 6,23-33:
“Olhai os lírios do campo e as aves do céu…”
Que também faz parte do carisma da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, da qual Dom Jailton é membro. O azul representa, entre outros significados, a fortaleza, glória e vitória. A âncora é o símbolo da esperança, segurança, firmeza e também da vitória. O verde, esperança e fé. Todos estes significados, unidos à cruz de Cristo, representam o conteúdo da mensagem que Jesus nos deixou quando nos diz: “não vos angustieis”, lema do episcopado de Dom Jailton.