Notícias Diocesanas

Diocese ganha novo sacerdote, o Padre Marcos Viana

No último sábado, 06 de agosto de 2022, na Solenidade da Transfiguração do Senhor – Festa do Senhor Bom Jesus, a Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas/BA ganhou um novo sacerdote, o Padre Marcos Viana Silva. A Ordenação Presbiteral foi na Catedral Diocesana São Pedro, em Teixeira de Freitas – BA, às 17h. A Santa Missa foi presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp, bispo diocesano e concelebrada pelos sacerdotes da diocese, contando com a presença do Diácono Alexandre – da Arquidiocese de São Salvador, dos seminaristas diocesanos, religiosos(as), fiéis leigos e familiares do Diácono Marcos. A celebração foi marcada de momentos de grande emoção e comoção.

A celebração teve início com a acolhida do bispo diocesano, que entrou pela nave da Igreja junto com o Diácono Marcos Viana – então candidato à Ordem do Presbiterato, e com o Padre Edvaldo – pároco da Catedral. Eles seguiram em direção a Capela de Adoração para um momento de oração. Em seguida, o seminarista Thales Brandão falou sobre a missão do sacerdote e convidou a assembleia para o início da Santa Missa.

Dom Jailton iniciou a celebração bendizendo a Deus pela vida do Diácono Marcos e ressaltando a alegria de celebrar a ordenação presbiteral no mês das vocações.

O Evangelho foi proclamado pelo Diácono Alexandre. Antes da homilia, iniciou-se o rito da Ordenação Presbiteral com a apresentação do candidato.

Dom Jailton iniciou sua homilia saudando os sacerdotes, diáconos, religiosos(as), seminaristas, fiéis presentes e aos que estavam acompanhados pelas redes sociais da PASCOM Diocesana. Saudou de forma especial o Diácono Marcos e seus familiares, assim como, o povo da Paróquia São Lourenço, paróquia de origem do diácono.

O bispo falou que estávamos vivendo um dia de júbilo, em virtude da ordenação do diácono, e que cada ordenação é um momento único, um dia de graça, um dia que o Senhor fez para nós. Ressaltou que a ordenação deste novo sacerdote é um grande dom de Deus, citando que ainda estamos vivendo na essência do ano jubilar. Narrou a trajetória do Diácono Marcos.

“Prezado filho Marcos, a ti quero manifestar a minha amizade, a minha proximidade e reiterar para contigo, total confiança. Serás o mais novo membro de um presbitério que no último sexênio construiu um pilar fundamental na vida da Diocese. Hoje damos graças a Deus por ti, lembrando os que foram ordenados nesta Catedral e em toda diocese nos últimos 60 anos”, disse Dom Jailton.

Citando o Evangelho, Dom Jailton ressaltou que Jesus procurava essa proximidade com o Pai. 

“Jesus acentuava traços essenciais daquele que é chamado e é enviado. Jesus reconhecia que o sacerdócio é para glorificar a Deus que é Pai. No ministério sacerdotal quem deve aparecer não é o ministro, mas Deus em seu mistério de amor. É preciso que Ele cresça e que nós diminuamos como falava o Batista. Não tenhamos medo, porque a seara é grande. E nem nos iludamos com a falta segurança de a reduzir com nosso quintal pequeno”, disse Dom Jailton.

O bispo falou da importância do diácono estar em comunhão, com o bispo, com o presbitério e com o povo que Deus o confiar. E que nas palavras do Evangelho encontrávamos o estilo de vida a ser seguido pelo sacerdote.

“A inspiração deve ser evangélica e não mundana. O sacerdote é acima de tudo um homem de Deus. Um dom de Deus. Um sinal de Deus. Foi chamado por Ele e é enviado por Ele para servir a Igreja”, disse Dom Jailton.

Falou da importância da espiritualidade própria do sacerdócio diocesano que se alimenta na oração e na liturgia.

“O padre é o homem da paz, é chamado a ser instrumento da paz que Deus deseja para o mundo. É fundamental que o ministro da Igreja sinta a urgência de anunciar a paz, de propor o diálogo. É preciso não desistir de acreditar na paz. Sabemos que o sacerdote apesar de ser um homem de Deus, não diminui a sua humanidade. A vida do padre não está isenta de momentos de cruz, de momentos de dor, de momentos de sofrimento, de momentos de incompreensão. O segredo, meu caro, é viver tudo isso no silêncio de Deus, em comunhão com Cristo”, disse Dom Jailton.

Por fim, Dom Jailton expressou ser um momento de muita alegria e de muita esperança. 

“Meu caro Marcos, que Deus te abençoe. Que São Pedro, o grande apóstolo do Senhor e padroeiro da nossa Diocese, te proteja hoje e sempre, e te torne um grande sacerdote, hoje e sempre. Amém”.

Após a homilia, seguiu-se com o rito da ordenação. O neo-sacerdote recebeu suas vestes litúrgicas do Padre Raul.

Depois da comunhão, o Padre Marcos Viana saudou os presentes, falou sobre o papel do sacerdote e proferiu um agradecimento.

Em seguida, o Padre Ariston – chanceler do bispado, fez a leitura da Ata de Ordenação Presbiteral.

O Padre Isael Silva – Reitor do Seminário João Paulo II – acolheu o neo-sacerdote, Padre Marcos Viana como membro do Presbitério da Diocese.

Dom Jailton agradeceu a Deus pela vida do Padre Marcos. Agradeceu aos formadores dos seminaristas  e a todos que rezam pelas vocações e ajudam os seminários.

Após a bênção final, Dom Jailton convidou a todos para dar uma salva de palmas para o novo padre. Apresentou os dois novos sacerdotes que a diocese ganhou no intervalo de um mês, Padre Emanoel Silva – ordenado em 16 de Julho de 2022, e Padre Marcos Viana – ordenado em 06 de Agosto de 2022. Anunciou que o padre Marcos irá exercer, no início do ministério, a coordenação de Projetos da Diocese na Cúria Diocesana.

O Padre Marcos Viana Silva nasceu na cidade de Teixeira de Freitas – BA, e tem 26 anos. É filho de José e Neuza, católicos assíduos na vida da comunidade, que o educaram na fé e incentivaram-no desde sempre a sua vocação vocação. Seu lema de Ordenação Presbiteral é “In te, Domine, speravi; non confundar in aeternum (Sl 70,1)”.

Louvemos a Deus pela vida e pelo sim do Padre Marcos Viana Silva.

Confira as fotos:

Confira a entrevista com Dom Jailton e do Padre Marcos Viana:

Créditos:

Fotos: Hanna Lima e João Vitor Gomes.

Gravação de vídeo: Juliana Porto.

Edição de Fotos: Hanna Lima.

Entrevistas: Arnaldo, Juliana, Lilian e Marcos.

Edição de Vídeo da entrevista: Hanna Lima.

Edição de vídeo Reels Instagram: Juliana Porto.

Texto: Sara Lima.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo