Celebração da Missa da Unidade

A Missa da Unidade também chamada de “Missa dos Santos Óleos”, neste ano de 2016 aconteceu no dia 21 de março na Nova Catedral Diocesana. Presidida pelo Bispo Dom Carlos Alberto e concelebrada por todo o clero da Diocese de Teixeira de Freitas / Caravelas.

Assista a matéria em vídeo aqui.

Nessa celebração onde manifesta-se o mistério do sacerdócio de Cristo, abençoa-se o óleo para a unção dos enfermos, o óleo para a unção dos catecúmenos e o óleo do crisma, por isso, o nome de “Missa dos Santos Óleos”. Por contar com a participação dos ministros constituídos em cada Igreja desta diocese, onde renovam suas promessas sacerdotais proferidas no dia da ordenação e seu compromisso à serviço do Povo de Deus, daí justifica-se, portanto, o nome Missa da Unidade.

Dom Carlos Alberto, iniciou sua homilia neste dia, agradecendo a Deus pelos 54 anos de evangelização da referida diocese, bem como pela doação e o serviço de nossos sacerdotes. Ressaltando a importância do amar e servir, Dom Carlos dirigiu-se, especialmente, ao seu clero com as seguintes palavras: “O Senhor me ungiu para anunciar, curar as feridas, pregar a redenção, pregar a liberdade, proclamar o tempo de graça e consolar os que choram. Vós sois sacerdotes do Senhor, chamados ministros de nosso Deus.” E à toda assembleia exortou a rezar pela santificação de nossos sacerdotes, assim como rezar pela missão que Cristo confiou ao Bispo, pois eles necessitam do apoio de nossas comunidades e da Igreja.

Ouça a homilia na íntegra aqui.

Após a homilia foi realizada a renovação das promessas sacerdotais e por conseguinte a benção dos óleos que por sua vez tem os seguintes significados:

• Óleo dos Catecúmenos – Este óleo indica um primeiro modo de ser tocado por Cristo e pelo seu Espírito: um toque interior, pelo o qual o Senhor atrai e aproxima de Si as pessoas.
  • Óleo dos Enfermos: Proporciona um amor restaurador aos homens, representado pela força do Espírito de Deus para a provação diante da doença, para a fortificação da pessoa para que possa enfrentar a dor, ou a morte, se assim for da vontade de Deus.
  • Óleo do Crisma: É uma mistura de azeite de oliveiras com perfumes vegetais. É o óleo da unção sacerdotal e da unção real. Unções estas que estão ligadas com as grandes tradições de unção da Antiga Aliança.

A Missa da Unidade reuniu fiéis de todas as paróquias de nossa diocese e lotou a Nova Catedral, por fim, cada sacerdote recebeu das mãos do bispo um recipiente contendo os óleos para serem utilizados em suas paróquias ao longo do ano.

Por Lucas Franco (PASCOM)

Confira as fotos: