Ordenação do Padre Leônidas

Em uma cerimônia marcada pela emoção, o diácono Leônidas Cardoso foi ordenado sacerdote neste dia 09 de julho de 2016. Com todo o clero reunido, o bispo Dom Carlos Alberto deu início à celebração acolhendo a todos e invocando a Santíssima Trindade.

Esta celebração tem por especial momentos únicos, dentre eles “o propósito do eleito” onde futuro sacerdote reponde às perguntas feitas pelo bispo:

– Queres, pois, desempenhar sempre a missão de sacerdote no grau de presbítero, como fiel colaborador da Ordem episcopal, apascentando o rebanho do Senhor, sob a direção do Espírito Santo?
– Queres, com dignidade e sabedoria, desempenhar o ministério da palavra, proclamando o Evangelho e ensinando a fé católica?
– Queres celebrar com devoção e fidelidade os ministérios de Cristo, sobretudo pelo sacrifício eucarístico e o sacramento da reconciliação, para o louvor de Deus e santificação do povo cristão, segundo a tradição da Igreja?
– Queres implorar conosco a misericórdia de Deus em favor do povo a ti confiado, sendo fielmente assíduo ao dever da oração?
– Queres unir-te cada vez mais ao Cristo, sumo Sacerdote, que se entregou ao Pai por nós, e ser com ele consagrado a Deus para salvação da humanidade?

O ordenando, ao responder “Quero”, afirma publicamente o propósito de aceitar esses encargos. Em seguida, o eleito ajoelhado põe suas mãos postas entre as do Bispo, e, esse interroga: “Prometes respeito e obediência ao Bispo diocesano e ao teu legítimo superior?”; Eleito: “Prometo”; Sendo assim, o bispo conclui dizendo: “Deus, que te inspirou este bom propósito, te conduza sempre mais à perfeição”.

A imposição das mãos é outro momento marcante nesta celebração, nele o bispo impõe as mãos sobre o ordenado, seguido pelos demais sacerdotes presentes que, um a um, impõem as mãos e rezam pelo ordenado.

Na última parte do rito de ordenação, o novo sacerdote já vestido com a estola sacerdotal e a casula, tem suas mãos ungidas com o óleo do crisma, enquanto o bispo pronuncia a seguinte oração:

“Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem o Pai ungiu com o Espírito Santo, e revestiu de poder, te guarde para a santificação do povo fiel e para oferecer a Deus o santo Sacrifício”.

Logo após, o Padre Leônidas dirigiu-se aos seus pais, que desamarraram suas mãos e foram os primeiros a receberem a benção do neo sacerdote.

Por fim, o sacerdote recém ordenado recebe alguns símbolos do seu ministério: o pão na patena, e o vinho e a água no cálice, para a celebração da Santa Missa.

Em um ato de acolhida todos os sacerdotes presentes beijaram as mãos e abraçaram o Padre Leônidas, que deu continuidade à celebração juntamente com o bispo, agora, tendo a função de consagrar a Santa Eucaristia.

Por: PASCOM

Fontes: O Rito de Ordenação Presbiteral. http://www.franciscanos.org.br