Notícias em Destaque

Nunciatura Apóstólica no Brasil

FRANCISCO BISPO
Servo dos Servos de Deus

Ao Venerável Irmão Carlos Alberto dos Santos, até o presente Bispo de Teixeira de Freitas-Caravelas, eleito Bispo de Itabuna, saudação e Bênção Apostólica.

Faz parte de Nossa caridade pastoral que, no lugar de um Bispo que por qualquer motivo renunciar ao cuidado do rebanho que lhe foi confiado, nomeemos quanto antes um Prelado para a Igreja local que incansável e diligentemente alimente o povo de Deus. Por isso, julgamos que não se poderia retardar a nomeação do novo Bispo da Diocese de Itabuna que, por causa da renúncia de seu último Prelado, o Venerável Irmão Ceslau Stanula, CSsR, ficou privada do pastor. Então, Venerável Irmão, julgamos oportuno enviá-lo para a ilustre Sede de Itabuna que, em vista da zelosa e sábia ação na Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas, Nos pareceste apto para assumir este múnus. Por isso, por conselho da Congregação para os Bispos e usando Nosso porder Apostólico, nomeamos-te Bispo de Itabuna, desfazendo o vínculo com a Igreja anterior e, ao mesmo tempo, concedemos-te todos os direito e faculdades que, pelos sagrados cânones, competem ao múnus episcopal.

Por isso, faça que estua nomeação chegue ao conhecimento do clero e do povo da tua nova Diocese, a fim de que saibam que devem amá-lo como a um pai, segui-lo como um pastor e também o ouçam como um mestre da fé. Além disso, Venerável irmão, siga com esforço e fervor o ofício que te é confiado exercer, tendo fixo no espírito o lema “Por Maria à Eucaristia”, que tu mesmo escolheste para lema episcopal unido ao teu ministério.

Dado em Roma, junto a São Pedro, no dia 1º do mês de fevereiro, do ano do Senhor de 2017, quarto de Nosso Pontificado.

Francisco

Leonardus Sapienza, Prot. Apost.