Notas OficiaisNotícias Diocesanas

Notícias Diocesanas – Agosto/2022

Estamos iniciando o mês de agosto que, em nosso país é dedicado à oração pelas vocações e à reflexão sobre as diversas vocações na Igreja. Quero convidar a todos a viver com intensidade este mês de agosto e a intensificarmos a oração pedindo a Deus que continue enviando muitos e muitas para o serviço do Seu Reino na vida sacerdotal, religiosa e laical. A messe é grande e necessita de nossa contribuição, da contribuição de cada um para que o Reino de Deus possa se estender e Jesus seja mais conhecido e amado por todos.

Eu vi o Senhor… temos necessidade de ver o Senhor para que nossa vida seja como a de Maria Madalena que se transformou no contato com o Senhor. Quando fazemos esta experiência de ver o Senhor tudo o mais em nossa vida torna-se secundário. Para isso, é necessário um esforço contínuo.
Rezemos também pela perseverança dos nossos ministros ordenados, religiosos/religiosas e dos nossos seminaristas.

Deus sempre abençoa uma comunidade que reza pelas vocações.

Que Deus abençoe a todos e retribua a caridade de todos pelas orações e ajuda para a formação dos nossos seminaristas.

Vosso

Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp

• Jubileu de Diamante: no dia 23 de julho de 2022, na Catedral Diocesana, às 18.00h, com Missa presidida por Sua Eminência o Cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil concluímos as celebrações do Ano Jubilar da nossa Diocese. Teremos ainda no mês de outubro próximo, a Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida como evento do Ano Jubilar. Era para ser realizada no ano passado, mas devido à pandemia tivemos que postergar. Esperamos contar com a presença de todas as nossas paróquias e quase paróquias neste momento de fé da nossa Igreja. De outro lado, queremos agradecer a todos pelo envolvimento e ajuda para a boa realização do Ano Jubilar.
  • Vigário Paroquial em Medeiros Neto: Dom Jailton de Oliveira Lino nomeou e empossou o Pe. Emanoel Silva dos Santos como Vigário Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição de Medeiros Neto pedindo-lhe uma atenção toda particular para a recém criada Quase Paróquia São Cristóvão. Agradecemos a Pe. Emanoel pela disponibilidade e rezamos para que possa ser fecundo seu ministério nesta missão que a Igreja lhe confia.
  • Ordenação sacerdotal Diác. Marcos Viana Silva: no próximo sábado, 06/08, às 17.00h, na nossa Catedral Diocesana, nosso bispo estará conferindo a ordenação sacerdotal ao Diác. Marcos Viana Silva. Louvamos a Deus por mais um sacerdote que concede à nossa Igreja e rezamos para que possa ser um sacerdote segundo o coração de Cristo. O Pe. Marcos estará coordenando o Setor de Projetos da Cúria Diocesana.
  • Ordenação Diaconal: no próximo dia 13/08, às 18,00h na Catedral Diocesana, Dom Jailton ordenará diáconos os seminaristas: Manoel Freire de Oliveira Neto, Mathaus Sampaio Sales, Sávio Marques Fiorot e Vitor Alves de Aguilar. Deus seja louvado por mais estes novos diáconos para nossa Igreja. Eis onde exercerão o diaconado:

Diác. Manoel Freire de Oliveira Neto: Paróquia Nossa Senhora das Graças – Lajedão;
Diác. Mathaus Sampaio Sales: Paróquia Santa Rita de Cássia e Animador Vocacional da Diocese;
Diác. Sávio Marques Fiorot: Paróquia São José Operário – Teixeira de Freitas e Cúria Diocesana;
Diác. Vitor Alves de Aguilar: Paróquia Senhor Bom Jesus – Ibirapuã.

• Encontro Diocesano de Coroinhas e Cerimoniários: no dia 28/08/2022, das 08.00h às 16.00h, no Espaço Levanta-te acontecerá mais um Encontro Diocesano de Coroinhas e Cerimoniários. Este é um momento muito bonito de celebração e lazer. Organizem-se…. tragam as vestes para a celebração eucarística.
  • Criação da Forania São Cosme e São Damião: no intuito de uma melhor organização pastoral, Dom Jailton juntamente com o Conselho Presbiteral da diocese decidiram criar a Forania são Cosme e São Damião desmembrando-a da Forania Santo Antônio. O Vigário Forâneo continua sendo o Pe. Waldemir Oliveira da Luz Filho. O território desta Forania fica compreendido por: Paróquia São Sebastião (Jucuruçu), Paróquia São Cosme e São Damião (Itamaraju), Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Itamaraju), Quase Paróquia Cristo Rei (Itamaraju) e Paróquia São José Esposo (Guarani). A já existente Forania Santo Antônio fica compreendia por: Paróquia Nossa Senhora da Purificação (Prado), Paróquia São Bernardo (Alcobaça), Paróquia Santo Antônio (Caravelas) e Quase Paróquia São José (São José de Alcobaça). Aguardamos a indicação do Vigário Forâneo.
  • Quase Paróquia Nossa Senhora Aparecida: A Quase Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Cruzeiro do Sul, passará a compor a Forania Imaculada Conceição.
  • Diretor Espiritual dos Seminários: Dom Jailton de Oliveira Lino, tendo escutado a Comissão Diocesana de Formação nomeia o Pe. Jan Gabriel Rodrigues como diretor espiritual dos nossos seminários. Agradecemos ao Pe. Jan Gabriel pela disponibilidade e desejamos uma ótima missão.
  • Escola Diaconal: desde seu ingresso na diocese, nosso Bispo Diocesano, Dom Jailton manifestou o desejo de podermos estudar a possibilidade de abrirmos uma Escola Diaconal para futuros diáconos permanentes. Porém, não tínhamos condições pela falta de pessoas que pudessem levar adiante esta discussão. Com o retorno do Pe. Jan Gabriel de Roma, Dom Jailton o nomeia para levarem adiante este estudo conjuntamente. Somos uma Igreja ministerial… precisamos valorizar as diversas vocações dentro do tecido eclesial. Pedimos a todos que rezem por este projeto para que Deus possa realizar a sua vontade para o maior bem da nossa Igreja Diocesana.

Teixeira de Freitas, 06 de agosto de 2022
Festa da Transfiguração do Senhor